Separação de Misturas no ENEM, como cai?

Separação de Misturas no ENEM


Se você quer se sair bem na prova do ENEM, está no lugar certo e na hora certa. Iremos falar tudinho sobre como cai Separação de Misturas no ENEM, para que você possa simplesmente arrasar na prova do ENEM desse ano.

Resolveremos também 05 questões que já caíram no ENEM, para você perceber como esse tema vem caindo.

Nós, do Química Completa, sabemos o quanto a prova do ENEM é um momento especial para você, estudante. Afinal de contas, se sair bem nessa prova pode significar você entrar na Universidade, no curso da sua escolha.

Pensando exclusivamente em você, nós, resolvemos fazer um verdadeiro raio-x sobre o ENEM, falando um pouco sobre os assuntos que mais caem. Já falamos sobre Equilíbrio Químico no ENEM, Radioatividade no ENEM, Soluções no ENEM, dentre outros temas.

Chegou a hora de falarmos sobre Separação de Misturas no ENEM.

Para facilitar ainda mais a sua vida, iremos separar o nosso raio-x por tópicos, que estão no sumário a seguir. Caso você queira ir direto para uma tópico em específico, é só clicar.

Procuraremos falar sobre:

Lembramos que o assunto de Separação de Misturas, também chamado de Análise Imediata, é um assunto geralmente é estudado ao longo do 9º Ano do Ensino Fundamental e também 1º Ano do Ensino Médio.

Algumas discussões sobre Separação de Misturas também aparecem em provas de vestibulares Seriados, como o SSA1 UPE.

Bom, mas conversando agora sobre Separação de Misturas no ENEM, queremos saber…

Cai muito Separação de Misturas no ENEM?

A cada novo ano, analisamos criteriosamente a prova de Química do ENEM e juntamos com as outras provas que temos.

inspector, man, detective-160143.jpg

Com isso, podemos perceber vários aspectos, entre eles, os assuntos que mais caem e os assuntos que menos caem.

Assim, podemos afirmar criteriosamente que Separação de Misturas, apesar de ser um assunto visto lá no início da Química, é um queridinho da prova do ENEM.

Mas, por que isso acontece?

Bom, o fato é que Separação de Misturas é um tema que tem muita aplicação no cotidiano.

Sabemos, por outro lado, que a prova do ENEM vem priorizando assuntos que possam falar sobre o cotidiano.

Assim, vários Professores tendem a fazerem questões envolvendo Separação de Misturas não só no cotidiano, mas em algo que possa acontecer na Ciência, algum aspecto tecnológico, algum acontecimento na sociedade ou alguma coisa relacionada com o ambiente.

Vamos pensar em alguns exemplos:

  • A filtração e a decantação estações de tratamento de água;
  • A filtração na limpeza de piscinas;
  • A destilação do petróleo para obtenção da gasolina;
port arthur, texas, night-1584098.jpg
Foto de Destilaria de Petróleo
  • A catação na coleta seletiva de lixo;
  • A separação magnética na separação de metais nas Indústrias;
  • A centrifugação nos laboratórios de análise de sangue;
lab, analysis, diagnostics-2815639.jpg
Aparelho de Análise de Sangue
  • A destilação nas usinas de produção de álcool, dentre vários outros exemplos.

É muito difícil encontrarmos uma prova do ENEM que não tenha o assunto de Separação de Misturas.

Em outras palavras, Separação de Misturas não cai no ENEM, ele despenca.

Sabendo disso, vamos agora para um outro ponto. Queremos saber…

Como são as questões de Separação de Misturas no ENEM?

jobs, chemist, experiments-2065191.jpg

Essa discussão é muito interessante e importante, pois, não basta sermos bons no assunto, é necessário sabermos como ele é abordado na prova que iremos fazer.

Podemos afirmar que há três tipos básicos de abordagem do assunto de Separação de Misturas. Para facilitar o seu entendimento, vamos chamar de tipo 1, tipo 2 e tipo 3.

A abordagem tipo 1 será uma abordagem mais direta, onde o estudante precisa praticamente apenas lembrar quais são os métodos de Separação de Misturas.

A abordagem do tiop 2 será uma abordagem mais aplicada, onde o estudante precisa não só lembrar sobre os métodos de separação, mas precisa conhecer as suas características e aplicações.

A abordagem do tipo 3 é ainda um pouco mais complexa. Nela, o assunto de Separação de Misturas vem relacionado com a resolução de problemas muitas vezes complexos, e que envolvem outras áreas da Ciência.

Vamos agora tentar perceber essas características nas questões a seguir, onde faremos juntamente os comentários e a resolução.

Iniciaremos com a questão a seguir, que caiu no ENEM 2020:

Questão de Separação de Misturas no ENEM 2020.1

Comentário/ resolução: a questão maus se assemelha aos tipos definidos com 2 e 3, onde o você precisaria consultar os dados do acetato de etila para perceber que forma uma mistura heterogênea de líquidos com a água, por ser de baixa solubilidade e menos denso do que a água. O método indicado para separar aparece na alternativa d, a decantação. Portanto, resposta letra “d”.

chemistry, laboratory, experiment-148044.jpg

Vamos agora para uma outra questão que caiu também em ENEM 2020:

Questão de Separação de Misturas no ENEM 2020 1

Comentário/ resolução: essa questão mais possui relação com a abordagem tipo 3. Perceba que você precisaria relacionar métodos de separação com a polaridade das substâncias, para poder escolher o método. O óleo bruto possui caráter apolar. Ao ser obtido com o hexano, que tembém é apolar, temos uma extração por dissolução, o que dá como resposta correta a letra “d”.

chemistry, laboratory, experiment-148044.jpg

Vamos agora acompanhar a questão que caiu no ENEM 2019:

Questão de Separação de Misturas no ENEM 2019.2

Comentário/ resolução: essa questão mais se aproxima de uma questão do tipo 1, onde basta você lembrar que o método de separação de uma mistura envolvendo líquidos que não se misturam, além de outras substâncias sólidas, é a decantação. Por isso, resposta correta letra “d”.

chemistry, laboratory, experiment-148044.jpg

Vamos agora acompanhar uma questão que caiu em 2017, das mais bonitas e difíceis, ao nosso entender:

Exemplo do Química Completa de questão de Separação de Misturas no ENEM 2017.

Comentário/ resolução: perceba aí uma questão que mais se aproxima de uma abordagem tipo 3. Para responder corretamente, você precisa entender de assuntos como polaridade, termos como destilado, resíduo. O fato é que o texto afirma que o óleo de linhaça é formado por substâncias apolares e com elevadas temperaturas de ebulição, por serem lipossolúveis e com massas moleculares elevadas. Assim, ao adicionar éter e filtrar, o óleo passa junto com o éter, pelo papel de filtro, compondo o chamado de “Extrato Etéreo”. Em seguida, é separado do éter por destilação fracionada, ficando como resíduo, dado que o éter irá evaporar. o que dá como resposta letra “E”.

chemistry, laboratory, experiment-148044.jpg

Vamos agora acompanhar a questão que caiu no ENEM 2015:

Exemplo do Química Completa de questão de Separação de Misturas no ENEM 2015.1.

Comentário/ resolução: essa questão mais se assemelha a uma questão do tipo 2, onde você teria que relacionar Separação de Misturas com a temática ambiental. O fato de termos a formação de agregados com o petróleo e de serem partículas magnéticas, faz aparecer o gabarito relacionado à floculação e separação magnética. Portanto, resposta correta letra “c”.

chemistry, laboratory, experiment-148044.jpg

Perceba que as questões de Separação de Misturas no ENEM não são tão simples assim. Por mais que o assunto em si seja fácil, a sua aplicação pode se tornar um pouco complicada.

De uma maneira geral, as questões podem ser consideradas de bom grau de dificuldade.

Agora, então, nos resta saber…

Como se dar bem em Separação de Misturas no ENEM?

Para se dar bem em Separação de Misturas no ENEM, você precisa não só estudar bastante esse tema, mas também realizar muitos exercícios.

É necessário você estudar todos os métodos das misturas homogêneas, para em seguida estudar os das misturas heterogêneas.

Os exemplos dados pelo seu professor precisam ser sempre exemplos relacionado com o cotidiano, exemplos envolvendo a Ciência, a Tecnologia, os acontecimentos da Sociedade e do Meio-Ambiente.

Acredite, as questões são bem por aí, nessa temática.

Para te ajudar, indicamos a aula a seguir, que está bem atualizada com essa pegada do ENEM, vale a pena você assistir. É uma aula completa, como o Movimento Química Completa, com teoria e exercícios.

Aula atualizada de Separação de Misturas

Estamos como você, viu!

Professor Cláudio Perdigão do Química Completa

Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato conosco, teremos a maior satisfação em poder lhe ajudar e ou orientar.

Se lhe interessar aprender Química de uma forma mais completa, dinâmica, séria e descontraída ao mesmo tempo, venha fazer um de nossos cursos, acharemos absolutamente fantástico.

Fala alguma coisa aqui em baixo. E não esqueça: VOCÊ É SHOW!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.